"No final do semestre, escreva uma
lista de 10 importantes ideias, conceitos e mensagens que ficaram (e ficarão,
assim esperamos!) com você a partir desse módulo."
- Para descobrir o que um povo come, procure conhecer sua cultura.
- Aprendi que cada um tem o seu modo de pensar sobre a comida e, por isso, devemos respeitar a opinião de cada um.
- Não existe um padrão de alimentação certa e, sim, uma alimentação adequada a cada pessoa, a cada cultura, a cada sociedade.
- Comer é muito mais do que apenas engolir algo para se manter vivo, comer é um ato cultural, social, que envolve crenças e costumes. Por isso devemos entender o porque de estarmos comendo aquilo, e não só pensar no que aquele alimento fará dentro do nosso organismo.
- Os costumes alimentares, como sentar-se a mesa para comer em família ou simplesmente ter um lugar e um horário reservado para as refeições, estão se perdendo. Atualmente não temos tempo para isso, e fazemos tudo correndo, deveríamos prestar mais atenção a esses detalhes, e tentar de alguma maneira fazer com que esses hábitos (tão antigos e raros) retornem ao nosso cotidiano.
- Como futuros nutricionistas, não devemos olhar para o nosso paciente apenas como uma "máquina" que tem algum "defeito", devemos analisar todo seu contexto de vida, para então, de alguma maneira conseguirmos ajudá-lo.
- Devemos conhecer nossa cultura, entender e descobrir os hábitos alimentares do nosso povo, bem como os alimentos que compõe nosso país.
- Devemos praticar o ato da comensalidade, algo que também está se perdendo.
- É preciso respeitar todas as culturas, todos os hábitos e gostos das pessoas, devemos ter uma visão bem expandida, para que não sejamos "preconceituosos" com ninguém. Além de que devemos aprender a trabalhar em grupo, fazendo uma interação com profissionais de outras áreas.
- E por último, mas não menos importante, descobrir a história de outros lugares, no contexto alimentação, assim como a história de certos alimentos e comidas, pode parecer algo chato no começo, mas depois é algo que te dá vontade de continuar pesquisando e querendo cada vez mais saber sobre o passado, para que assim, seja possível entender o que acontece nos dias de hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário