segunda-feira, 21 de maio de 2012

Alimentação brasileira

A gastronomia do Brasil é uma mistura de vários lugares.

Como já havia falado, nesse modulo aprendemos um pouco sobre a história da alimentação. Pois bem, já passamos por algumas épocas e chegamos à alimentação no Brasil.
Contarei um pouco sobre o que aprendi, com os textos que li e com as aulas, tudo bem interessante por sinal. 

Nossa alimentação, é na verdade, uma mistura de três culturas diferentes, cada uma contribuindo com seus alimentos e costumes. Essas três culturas distintas, são: a indígena, a africana e a portuguesa. 
Os índios, são nossa base, afinal são os primeiros habitantes de nosso país, deles herdamos a batata, a mandioca, o milho, o feijão, a farinha, entre outros. A primeira e essencial contribuição dos indígenas foram as farinhas, pois dizia-se que os povos eram divididos em dois: os que comem papas e os que comem pães. Os índios se encaixam na classificação dos que comem papas, e as farinhas são a base para esse tipo de alimentação.Outra coisa importante que os índios nos deixaram, mas que não é nenhum tipo de alimento, e sim uma técnica, foi o assado. Eles adoravam fazer assados, usavam grelhas e uma estrutura chamada moquem, para praticar a técnica. 
Com a chegada dos africanos, foram introduzidos à alimentação dos indígenas: inhame, milheto e sorgo. Porém, a contribuição mais grandiosa, foi a banana. Essa fruta já existia no Brasil, porém era a banana da terra, a qual não era tão doce e, por isso, era usada mais para fazer assados, já a banana africana era mais doce e, consequentemente, se tornou mais popular. O azeite de dendê, também foi trazido pelos africanos, assim como a melancia, o gergelim, o gengibre, a galinha da angola, entre outros. A farinha, o principal alimento dos índios, foi incrementada a alimentação tanto dos portugueses, quanto dos africanos, uma vez que era dado farinha com mel de engenho aos escravos, e essa mistura ficou conhecida como rapadura.
Já os portugueses, antes de tudo, trouxeram o sal, mas também animais de corte, como gado, ovelhas, cabras, entre outros, e também trouxeram os cereais. O arroz e a cana-de-açúcar, apesar de serem de origem asiática, também chegaram ao Brasil com os portugueses. A cana-de-açúcar foi uma revelação aos indígenas, diferente do sal, que foi apenas mais valorizado, pois os índios não usavam-o muito.
Os portugueses ensinaram aos índios o que era sobremesa, inseriram em seus produtos não apenas o açúcar, mas também o leite. Toda horta e pomar vieram praticamente de Portugal, além de novas técnicas, trouxeram muita matéria-prima para a culinária brasileira, e aperfeiçoaram as que aqui já existiam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário